Prefeitura de Duque de Caxias divulga canais para denúncia de aglomerações e descumprimento do decreto municipal

Moradores reclamam que muitos não estão respeitando o decreto que trata das medidas de isolamento.

Moradores do distrito de Xerém questionam o não cumprimento do decreto municipal que determina medidas de isolamento para evitar a propagação do coronavírus na cidade.

O decreto  7.546 de 30 de Março de 2020, estabelece regras e restrições para o funcionamento de estabelecimentos comerciais, e evita aglomerações na cidade.

Entre as determinações estão a suspensão, pelo período de 15 dias, de atividades comerciais como teatros, cinemas, shopping centers, centros comerciais e estabelecimentos comerciais similares, academias, centros de ginástica, bares e botecos. O documento também suspende pelo mesmo período a frequência da população a piscinas, rios e cachoeiras do município. O artigo 10 do decreto não se aplica a supermercados, farmácias e serviços de saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios e estabelecimentos congêneres, em funcionamento no interior de shopping centers, centro comerciais e estabelecimentos análogos.

Dês de sexta feira, moradores fizeram várias reclamações através dos canais de comunicação da Rádio Serra Verde, reclamando de aglomerações, funcionamento de comércios que não são essenciais, e também aglomerações em locais públicos.

A  moradora Cíntia Fagundes, reclama que a fila da caso lotérica no Bairro Mantiquira estava, extensa e com pessoas aglomeradas. "Esse povo parece que não tem noção. Estão brincando com essa doença", reclama Cíntia.

Feira de Mantiquira sábado (04). 

Foto: Bruno Albuquerk

Adalberto das Neves, morador de Xerém a mais de 20 anos, reclamou em relação a aglomeração na feira de Mantiquira. " A gente sabe que foi autorizado as feiras livres voltar a funcionar na cidade, mas com algumas regras. Mas o povo não respeita e vive se aglomerando. Parece que os legumes e as frutas vão sair correndo. Deveria haver uma fiscalização" desabafa ele.

A produção da Rádio Serra Verde FM entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, para obter uma resposta sobre o questionamento dos moradores.

A Prefeitura enviou a seguintte nota  ao setor de jornalismo da emissora:

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Políticas de Segurança, Infraestrutura Urbana e Gestões Tecnológicas informa que vem trabalhando diariamente com a Guarda Municipal para que seja cumprido o decreto do Prefeito Washington Reis, que proíbe o funcionamento do comércio não essencial no município, como os bares, evitando a aglomerações em locais fechados. Informa ainda, que a população pode colaborar denunciando concentrações de pessoas pelos telefones 97147-4227, disponibilizado pelo comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, pelo 190 da PM e pelo Dique Denúncia 2253-1177. Outro canal para denúncias é a Ouvidoria Geral do município, pelo telefone 2773-6213.


Sobre aglomeração de pessoas na feira-livre do último sábado, em Xerém, a Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos esclarece que vem fiscalizando a comercialização de produtos hortifrúti (hortaliças, legumes e frutas), produzidos em sua maioria pelo pequenos agricultores da região, que vendem seus produtos a preços inferiores aos dos mercados e dos sacolões e autorizada por decreto municipal. Para evitar aglomeração de pessoas as barracas estão afastadas 10 metros. Também está sendo estudada a possibilidade de transferir a feira do final de semana para uma via mais larga do bairro.

 

Fonte: Jornalismo Serra Verde FM

Comentários